IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Yellen liderará discussão sobre evolução de bancos de desenvolvimento nas reuniões de primavera do FMI

10/04/2023 15h53

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, apresentará na quarta-feira uma mesa redonda sobre novas medidas para envolver o Banco Mundial e outros bancos de desenvolvimento no enfrentamento à mudança climática e outras crises globais, para além de uma expansão anual de empréstimos de 5 bilhões de dólares do Banco Mundial, disse o Tesouro.

A discussão, que acontecerá à margem das Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, reunirá ministros das finanças dos principais acionistas e países mutuários que abordarão "maneiras de manter o ímpeto no envolvimento dos bancos de desenvolvimento multilaterais para melhor enfrentar os desafios atuais", disse o Tesouro em um comunicado.

O Banco Mundial já propôs mudanças na gestão do seu balanço que permitiriam à instituição rapidamente emprestar 50 bilhões de dólares adicionais ao longo de 10 anos, mantendo sua classificação de crédito AAA de primeira linha, medida amplamente esperada para ser adotada pelos acionistas do banco nesta semana.

Um funcionário do Tesouro dos Estados Unidos disse que Yellen realizará discussões sobre mudanças operacionais destinadas a aproveitar mais capital privado e criar parcerias público-privadas para enfrentar as mudanças climáticas e outros problemas globais, como pandemias e fragilidade econômica.

"Continuaremos a pressionar por mais reformas no modelo operacional", disse o funcionário. "Também continuaremos a procurar maneiras diferentes de usar as recomendações provenientes das recomendações da estrutura de adequação de capital, para tentar abrir mais capacidade usando o balanço como está atualmente."

O funcionário disse que Yellen espera traçar outro roteiro para fazer mais progressos no modelo operacional e na capacidade financeira dos bancos.

(Por David Lawder)