IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

EY desiste de separar unidades de auditoria e consultoria

11/04/2023 17h29

(Reuters) - A empresa de auditoria EY cancelou o plano de separar as unidades de auditoria e consultoria, uma proposta que pretendia endereçar questionamentos regulatórios relacionados a possíveis conflitos de interesse.

A empresa, que é uma das quatro gigantes do setor de contabilidade, as chamadas "Big Four", anunciou o plano de separar as unidades em setembro, após reguladores manifestarem preocupações de que o braço de auditoria poderia não desempenhar o trabalho de forma justa para clientes que também tivessem a EY como consultora.

No entanto, a proposta, de codinome "Projeto Everest", enfrentou resistência por parte de alguns dos sócios da EY. A empresa disse que seu Comitê Executivo nos Estados Unidos decidiu não seguir em frente com a separação.

Caso tivesse avançado, essa seria a maior reformulação no setor contábil desde o colapso em 2002 da Arthur Andersen, auditora envolvida no escândalo da empresa de energia Enron, cuja queda reduziu as "Big Five" para "Big Four".

O órgão britânico regulador de auditoria e contabilidade havia pedido às quatro grandes empresas contábeis em 2020 que desmembrassem as auditorias como negócios independentes no Reino Unido até junho de 2024.

(Reportagem de Niket Nishant, em Bengaluru)