IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Minério de ferro oscila com mercado de olho em ciclone e demanda de aço na China

11/04/2023 11h01

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro oscilaram nesta terça-feira, inicialmente ampliando perdas devido às preocupações com a fraca demanda de aço na China, mas depois revertendo a direção quando uma tempestade tropical começou a se dirigir para Port Hedland, na Austrália, importante fornecedora de minério.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,5%, a 798,50 iuanes (115,97 dólares) a tonelada. Mais cedo, chegou a cair até 1,7%, para 773,50 iuanes, a cotação mais fraca desde 27 de março.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de maio de referência do ingrediente siderúrgico subiu 1,7%, a 119,50 dólares a tonelada, também revertendo as perdas anteriores. O contrato caiu para uma mínima de três meses de 115,20 dólares na segunda-feira.

Port Hedland, o maior ponto de exportação de minério de ferro do mundo, usado por BHP, Fortescue e a Hancock Prospecting, da bilionária Gina Rinehart, foi esvaziado nesta quarta-feira com a aproximação de um ciclone tropical, informou a Autoridade Portuária de Pilbara.

A recuperação dos futuros de minério de ferro seguiu-se às vendas ("selloffs") provocadas pela decepção com a lenta recuperação sazonal da demanda por aço na China.

"A alta temporada de demanda por aço não está forte", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Com a fraca demanda por aço para projetos de infraestrutura na China e a atividade lenta no setor imobiliário doméstico, eles disseram que "o pessimismo do mercado aumentou".

Os temores de uma intervenção regulatória na China para reduzir os preços do minério de ferro também derrubaram os contratos futuros abaixo de 120 dólares a tonelada na semana passada.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)