IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Fluxo cambial no Brasil é positivo em US$2,553 bi em abril até dia 6, diz BC

Vista do prédio do Banco Central do Brasil em Brasília (DF) - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vista do prédio do Banco Central do Brasil em Brasília (DF) Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Fabrício de Castro

Em São Paulo

12/04/2023 14h56Atualizada em 12/04/2023 16h11

O Brasil registrou fluxo cambial total positivo de 2,553 bilhões de dólares em abril até o dia 6, favorecido pela entrada de moeda tanto pela via comercial quanto pela financeira, após encerrar março com entradas líquidas de 3,580 bilhões de dólares, informou nesta quarta-feira o Banco Central.

Os dados mais recentes são preliminares e fazem parte das estatísticas referentes ao câmbio contratado.

Pelo canal financeiro, houve entradas líquidas de 1,061 bilhão de dólares em abril até o dia 6 —o período corresponde à primeira semana do mês, que foi mais curta em função do feriado de Páscoa, na sexta-feira. Por este canal são realizados os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, as remessas de lucro e o pagamento de juros, entre outras operações.

O destaque na via financeira ficou por conta do dia 4 de abril, terça-feira, quando o país recebeu 724 milhões de dólares líquidos.

Embora a primeira semana do mês tenha tido um dia útil a menos, o fluxo pela via financeira foi positivo, após duas semanas consecutivas de saída líquida de dólares.

Este resultado financeiro semanal ocorre em um momento em que o dólar vem perdendo valor ante o real, na esteira de uma percepção positiva em relação ao novo arcabouço fiscal, apresentado pelo governo, e com muitos investidores estrangeiros aproveitando o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos para internalizar a moeda norte-americana.

Pelo canal comercial, o saldo de abril até o dia 6 foi positivo em 1,492 bilhão de dólares.

No acumulado do ano até 6 de abril, o Brasil registra fluxo cambial total positivo de 15,077 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, o fluxo estava positivo em 9,419 bilhões de dólares.