IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Wall Street fecha em baixa após ata do Fed e dados de inflação dos EUA

12/04/2023 17h13

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta quarta-feira, depois que a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve de março revelou preocupação entre vários membros do Comitê Federal de Mercado Aberto em relação à crise de liquidez dos bancos regionais.

A ata foi divulgada na esteira de um relatório de inflação que cimentou a probabilidade de outro aumento da taxa básica de juros quando o Fed se reunir no próximo mês.

Os três principais índices de ações dos EUA oscilaram ao longo da sessão e fecharam no território negativo.

Os índices começaram a oscilar conforme os participantes do mercado analisavam o índice de preços ao consumidor do Departamento do Trabalho dos EUA.

Esse relatório, sobre os preços que os consumidores urbanos pagam por uma cesta de bens e serviços, ficou abaixo das expectativas dos analistas, uma indicação de que os esforços do Fed para domar a inflação estão surtindo efeito.

No entanto, o núcleo do índice --que exclui itens voláteis de alimentos e energia-- atingiu o alvo do consenso e permanece bem acima da taxa média anual de 2% do Fed.

Os mercados financeiros precificaram uma probabilidade de 70% de outro aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na conclusão da reunião de política monetária do Fomc no próximo mês.

O próximo catalisador para movimentar o mercado provavelmente será a temporada de balanços corporativos do primeiro trimestre, que começa na sexta-feira com resultados de três grandes bancos: Citigroup, JPMorgan Chase e Wells Fargo.

O Dow Jones caiu 0,11%, para 33.646,5 pontos. O S&P 500 perdeu 0,41%, a 4.091,95 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,85%, para 11.929,34 pontos.

Entre os 11 principais setores do S&P 500, sete terminaram no território negativo, com o de consumo discricionário com a maior perda percentual. O setor de industriais liderou os ganhos.