IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Início de construção de moradias unifamiliares nos EUA aumenta em março

18/04/2023 09h46

WASHINGTON (Reuters) - O início de construção de moradias unifamiliares nos Estados Unido aumentou em março, enquanto as licenças para construções futuras aumentaram, sugerindo que o pior da queda do mercado imobiliário provavelmente ficou para trás.

O início de construção de moradias unifamiliares, que representam a maior parte da construção de residências, subiu 2,7%, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 861.000 unidades no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.

Os dados de fevereiro foram revisados para cima para mostrar uma taxa de 838.000 unidades, em vez do ritmo de 830.000 relatado anteriormente.

A agressiva campanha de aumento de juros do Federal Reserve levou o mercado imobiliário à recessão, com contração do investimento residencial por sete trimestres consecutivos, a mais longa série desde o colapso da bolha imobiliária desencadeada pela Grande Recessão de 2007-2009.

Existem, no entanto, sinais de que o mercado imobiliário está se estabilizando em níveis muito deprimidos.

As taxas de hipoteca recuaram das máximas do ano passado, com a taxa fixa de 30 anos caindo de um pico de 7,08% no início de novembro para 6,27% na semana passada, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

Mas a recente turbulência financeira após o colapso de dois bancos regionais pode resultar no endurecimento das exigências de bancos e financiadores de hipotecas. As licenças de construção unifamiliares saltaram 4,1% para uma taxa de 818.000 unidades em março.

(Reportagem de Lucia Mutikani)