Minério de ferro cai após China emitir alerta de preço
Por Amy Lv e Dominique Patton
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta quarta-feira, já que outro alerta de preço emitido pelo planejador estatal da China pesou sobre o ânimo do mercado.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse que monitoraria o mercado de minério de ferro de perto e tomaria medidas com departamentos relevantes para limitar aumentos irracionais de preços.
"Sentimos que o tom do governo refletido em suas palavras é mais rígido em comparação com o demonstrado em declarações divulgadas em seu WeChat", disse um analista de minério de ferro de Xangai que pediu anonimato porque não está autorizado a falar com a imprensa.
O minério de ferro mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 0,96%, para 777,5 iuanes a tonelada. Os preços do minério de ferro subiram quase 2% até agora este ano.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para maio subiu 0,2%, para 117,95 dólares a tonelada, após registrar perdas na sessão da manhã.
Os preços de dois outros materiais usados na siderurgia, carvão metalúrgico e coque, também caíram, embora em ritmo mais lento. O carvão teve baixa de 0,22%, enquanto o coque recuou 0,1%.
Enquanto isso, o crescimento econômico mais forte do que o esperado na China levantou temores de uma redução dos estímulos no segundo trimestre, pesando sobre os metais ferrosos.
"O desempenho no segundo trimestre é tipicamente mais forte do que no primeiro. Como o desempenho (econômico) é melhor do que o esperado, estamos preocupados que o governo não estabeleça muitas medidas de apoio para impulsionar ainda mais a economia", disse um analista de minério de ferro.
(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.