Arrecadação federal tem queda real em março e totaliza R$171,056 bi, diz Receita
SÃO PAULO (Reuters) - A arrecadação do Brasil somou 171,056 bilhões de reais em março, informou a Receita Federal nesta terça-feira, representando queda de 0,42% em relação ao mesmo mês do ano anterior em dado ajustado pela inflação.
De acordo com série histórica ajustada a preços de março deste ano, foi a primeira queda mensal real na arrecadação desde janeiro de 2021.
O resultado do mês passado teve peso de um decréscimo real de 5,87% da arrecadação advinda do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que totalizou 33,648 bilhões de reais.
Além disso, o total recolhido conjuntamente via PIS/Pasep e Cofins recuou 5,76% em termos ajustados pela inflação, para 32,645 bilhões de reais.
Isso compensou um acréscimo real de 6,03% na arrecadação previdenciária, que foi de 47,067 bilhões de reais, bem como o salto real de 37,60% da categoria "outras receitas administradas pela Receita Federal", totalizando 3,673 bilhões.
Por outro lado, no acumulado dos três primeiros meses de 2023 a arrecadação alcançou o valor de 581,795 bilhões de reais, com alta ajustada pelo IPCA de 0,72%. De acordo com a Receita, foi o melhor desempenho para o trimestre desde 2000.
(Por Luana Maria Benedito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.