IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Conselho da Petrobras escolhe Spinelli como novo diretor de Governança, dizem fontes

26/04/2023 15h46

Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Conselho de Administração da Petrobras escolheu nesta quarta-feira Mário Spinelli como novo diretor-executivo de Governança e Conformidade da estatal, afirmaram à Reuters três fontes com conhecimento do tema.

Spinelli, que foi ouvidor-geral da Petrobras no passado, constava em lista tríplice encaminhada pela nova gestão da petroleira, sob o comando do CEO Jean Paul Prates, pontuou a fonte, na condição de anonimato.

Os outros dois nomes da lista eram Andrea Damiani e Cecília Carmona, adicionaram duas fontes.

A decisão ocorreu após a Federação Única dos Petroleiros (FUP) ter protestado na véspera contra a indicação apresentada pelo Comitê de Pessoas da Petrobras (Cope), que sugeriu a recondução de Salvador Dahan, que esteve na diretoria de governança na gestão anterior.

A FUP afirmou que a indicação pela recondução foi apresentada de forma pouco usual e que o estatuto da empresa diz que cabe à diretoria da companhia iniciar o processo de escolha do diretor quando termina o mandato.

Uma das fontes disse que o nome de Dahan não chegou a ser avaliado pelo colegiado. Durante a reunião, segundo essa pessoa, em um primeiro momento, Mário Spinelli obteve seis votos, Cecília Carmona três votos e dois conselheiros se abstiveram. Mas, em um segundo momento, houve uma convergência para Spinelli.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Criada em 2014, a Diretoria de Governança e Conformidade tem o objetivo de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, segundo informações no site da Petrobras.