IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Ibovespa tenta firmar alta e romper série de três quedas seguidas

27/04/2023 10h20

(Texto atualizado com mais informações)

SÃO PAULO (Reuters) -A bolsa de valores de São Paulo tentava se firmar em terreno positivo na manhã desta quinta-feira, impulsionada por uma abertura em alta de mercados nos Estados Unidos após divulgação de resultados positivos de empresas de tecnologia, mas pressionada localmente por resultado da Vale divulgado na noite da véspera.

Às 10h58, o Ibovespa mostrava alta de 0,28%, a 102.595,19 pontos. O índice encerrou na véspera marcando terceira queda consecutiva. Nesta quinta-feira, o volume de negócios somava 3,6 bilhões de reais.

Em debate no Senado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se a economia continuar desacelerando por razões ligadas à política monetária "vamos ter problemas fiscais" e defendeu uma integração das ações fiscais e monetárias para impulsionar o crescimento.

O debate no Senado ainda terá o presidente do Banco Central, Roberto Campus Neto, que tem sido frequentemente criticado por membros do governo sobre a manutenção da Selic em patamares elevados.

As bolsas dos Estados Unidos abriram em alta, impulsionadas por resultados positivos de empresas de tecnologia entre as quais a Meta, que na noite da véspera mostrou desempenho acima do esperado pelo mercado no primeiro trimestre.

Mais cedo, a terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa válida para entre maio e agosto manteve a entrada da resseguradora IRB e as exclusões das ações de Qualicorp, Banco Pan e Ecorodovias, segundo dados divulgados pela B3.

DESTAQUES

VALE ON recuava 1,1%, pressionando o Ibovespa dado seu peso na composição do índice. Na noite da véspera, a companhia divulgou queda de 59% no lucro líquido do primeiro trimestre, em meio a preços mais baixos do minério de ferro e demanda menor.

PETROBRAS PN e PETROBRAS ON operavam perto da estabilidade, com a preferencial com oscilação positiva de 0,2% e a ordinária recuando 0,1%. No radar, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, disse nesta quinta-feira que o grupo Opep+ não vê necessidade de mais cortes na produção de petróleo. O preço do Brent tinha alta de 0,3% nesta manhã, enquanto o WTI subia 0,2%, após recuos de quase 4% na véspera.

BOMBRIL PN, que não faz parte do Ibovespa, disparava 9,5%, embora com pouco volume. A empresa afirmou mais cedo que descarta um pedido de recuperação judicial e que operação anterior junto a fundo de investimento servirá para reperfilamento de sua estrutura de capital de terceiros.

3R PETROLEUM ON subia 3,9% apesar de queda de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 21,6% no primeiro trimestre sobre um ano antes, conforme balanço divulgado no final da noite da véspera. A empresa, porém, mostrou forte alta na produção e na receita líquida.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Alberto Alerigi Jr.)