IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Suzano tem queda no lucro no 1° tri com recuo em vendas

27/04/2023 18h30

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante brasileira de celulose Suzano registrou queda de 49% no lucro líquido no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior, em resultado impactado principalmente por menores preços de celulose e vendas, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira.

A Suzano teve lucro líquido trimestral de 5,24 bilhões de reais, ligeiramente abaixo da estimativa dos analistas consultados pela Refinitiv, de 5,26 bilhões de reais.

"O contexto macroeconômico e os fundamentos do mercado de celulose mais desafiadores pressionaram a receita do trimestre", afirmou a empresa em relatório de resultados.

O volume de vendas de celulose, o principal negócio da Suzano, cresceu 2% frente ao mesmo período de 2022, mas caiu 12% em relação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto as vendas de papel caíram 10% e 17%, respectivamente.

No entanto, o preço líquido médio da celulose no mercado externo encolheu 14% na comparação com o último trimestre de 2022, para 721 dólares por tonelada, "em função do cenário de preços mais desafiadores, sobretudo na China", disse a Suzano.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da empresa recuou 20%, para 6,15 bilhões de reais, acima da estimativa de 6,03 bilhões de reais.

(Reportagem de Peter Frontini)