IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Setor de serviços dos EUA mantém crescimento em abril, mostra ISM

03/05/2023 11h16

WASHINGTON (Reuters) - O setor de serviços dos Estados Unidos manteve o crescimento em abril, com aumento de novos pedidos em meio a alta nas exportações, mas as empresas continuaram enfrentando preços mais altos de insumos, indicando que a inflação pode permanecer elevada por algum tempo.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse nesta quarta-feira que seu índice PMI não manufatureiro subiu para leitura de 51,9 no mês passado, de 51,2 em março. Uma leitura acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia.

Economistas consultados pela Reuters previam que o PMI não manufatureiro subiria para 51,8 .

O PMI permanece acima do nível de 49,9, que o ISM diz, ao longo do tempo, indicar crescimento na economia como um todo.

Mas os riscos para a economia estão aumentando. As condições de crédito ficaram mais apertadas e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, alertou na segunda-feira que o governo pode ficar sem dinheiro dentro de um mês em meio a um impasse para aumentar seu limite de endividamento de 31,4 trilhões de dólares.

O Federal Reserve deve elevar sua taxa de juros de referência em mais 0,25 ponto percentual, para faixa de 5,00% a 5,25%, ao final de sua reunião de política monetária de dois dias nesta quarta-feira, antes de potencialmente interromper a campanha de aperto monetário mais rápida desde década de 1980.

O setor de serviços está sendo apoiado por consumidores que migram seus gastos de bens, que normalmente são comprados a crédito, para serviços.

O ISM informou na segunda-feira que o índice de PMI da manufatura norte-americana contraiu pelo sexto mês consecutivo em abril, embora o ritmo tenha diminuído.

(Por Lucia Mutikani)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

REUTERS LB CMO IV