IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula vai sancionar na 6ª-feira piso salarial da enfermagem, diz Padilha

11/05/2023 18h27

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá sancionar, na sexta-feira, o projeto que cria condições para o pagamento do piso nacional da enfermagem, informou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Aprovada pelo Congresso no fim de abril, a proposta a ser tornada lei assegura a abertura de crédito especial no Orçamento deste ano no valor de 7,3 bilhões de reais para auxiliar o pagamento do piso, criado por emenda constitucional.

"Alô, ENFERMAGEM! Amanhã o presidente @LulaOficial vai sancionar o piso da categoria! São mais de 7 bilhões destinados aos sistemas de saúde para implementação do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM", publicou o ministro no Twitter.

Os recursos serão utilizados para que o Ministério da Saúde auxilie Estados, municípios e o Distrito Federal no pagamento dos pisos.

A Lei 14.434 define que o piso salarial dos enfermeiros será de 4.750 reais. Os técnicos de enfermagem deverão receber 70%desse valor (3.325 reais); e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (2.375 reais).