IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Petrobras não recebeu oferta para venda de fatia na Braskem, diz diretor

12/05/2023 17h44

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras não recebeu oferta por sua fatia na petroquímica Braskem, disse um diretor da petrolífera estatal nesta sexta-feira.

A Braskem confirmou esta semana que a oferta não vinculante que sua acionista controladora Novonor recebeu pela empresa veio da gestora de ativos norte-americana Apollo e da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc).

Segundo Sergio Caetano Leite, diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, uma vez que não há uma proposta firme, não há necessidade de qualquer movimento da Petrobras. Ele acrescentou que a Petrobras não recebeu qualquer oferta.

"Além de ser não vinculante, a Petrobras não recebeu até o momento nenhuma proposta oficial para se manifestar, vendendo, comprando, qualquer movimento", afirmou ele, durante entrevista coletiva para comentar os resultados do primeiro trimestre.

"Até o momento, o que a Petrobras tem conhecimento é que sócios da Novonor e consórcio de bancos, que tem dívida tendo como garantia ações, receberam uma proposta não vinculante", afirmou Leite.

A Novonor, ex-Odebrecht, tem 50,1% do capital votante da Braskem, enquanto a Petrobras tem 47%.

De qualquer forma, a estatal precisa estar preparada para os desdobramentos de eventual negociação.

"Parece mais um capítulo desse processo... estamos por dever de diligência preparados para quaisquer mudanças", disse ele. "Ao que parece, tem dez semanas de 'due diligence' para ver se (a oferta) se torna firme".

"É óbvio que gera burburinho... estamos diligentemente analisando, estudando, mas até o momento a Petrobras não recebeu nenhuma proposta oficial."

(Por Rodrigo Viga Gaier e Marta Nogueira; Texto de Roberto Samora)