BYD reforça credenciais em direção autônoma com nova unidade e contratações
XANGAI/PEQUIM (Reuters) - A BYD pode ser a maior fabricante de veículos elétricos da China, mas sabe que fica atrás de rivais em direção autônoma e, por isso, criou uma nova divisão e iniciou um série de contratações para corrigir essa deficiência.
Entre 4 mil e 5 mil engenheiros de software foram contratados recentemente, disse a vice-presidente sênior da BYD, Stella Li, em um fórum de investidores este mês, quando questionada por que a montadora estava atrasada em tecnologias de automação e inteligência.
"Não estamos à frente dos outros, mas vamos apresentar vários tipos de inovação em dois ou três anos", disse ela, de acordo com uma transcrição confirmada pela empresa.
Os atuais anúncios de recrutamento da montadora para engenheiros especializados em direção autônoma direcionados às principais universidades chinesas, como a Universidade de Zhejiang, indicam que a contratação está em andamento.
A BYD montou uma divisão de pesquisa de direção inteligente em Xangai no ano passado, de acordo com três fontes com conhecimento direto do assunto.
Anteriormente, os engenheiros que trabalhavam com direção autônoma estavam espalhados por várias partes da empresa e a nova divisão trará mais foco aos esforços em tecnologias de direção automatizada de alto nível, disseram eles.
As fontes não foram autorizadas a falar com a mídia e não quiseram ser identificadas. A montadora, que é 9,87% de propriedade da Berkshire Hathaway e tinha cerca de 660 mil funcionários em abril, recusou-se a elaborar sua estratégia de direção autônoma.
A BYD vendeu cerca de 510 mil carros elétricos puros e híbridos plug-in na China durante o primeiro trimestre, respondendo por quase 40% das vendas desses veículos e quase quatro vezes mais do que a Tesla.
A maioria de seus carros está atualmente equipada com Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) desenvolvido pela Bosch.
Em comparação, rivais como Tesla, Xpeng , Nio e Li Auto desenvolveram seus próprios recursos de direção automatizada que são mais avançados e podem, por exemplo, permitir que os motoristas cedam o controle do carro em rodovias.
A BYD também se associou este ano às empresas de tecnologia de chip de direção autônoma Nvidia e Horizon Robotics, dizendo que quer desenvolver veículos mais inteligentes.
(Por Zhang Yan, Sophie Yu, Zhuzhu Cui e Brenda Goh)
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