IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ministério da Saúde investiga caso suspeito de gripe aviária em homem no Espírito Santo

18/05/2023 19h13

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde investiga um caso suspeito de influenza aviária em um homem de 61 anos no Espírito Santo, informou a pasta em nota.

O caso seria o primeiro da influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil, de acordo com a pasta. O homem é um funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença.

"O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município", disse o Ministério da Saúde, em comunicado, no final da quarta-feira.

O Brasil detectou os primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo, conforme anúncio feito no início da semana pelo Ministério da Agricultura. A pasta disse na ocasião não esperar embargos de importadores a produtos agrícolas do país.

A disseminação do vírus em granjas comerciais em vários países do mundo vem beneficiando o Brasil, uma vez que tais registros resultam em abates de aves e embargos de importadores, o que colabora para impulsionar as exportações do país.

A amostra do caso suspeito em humano foi para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo e também depende da análise da Fiocruz, segundo o Ministério da Saúde. As amostras de outras 32 pessoas que trabalham no local também foram coletadas para análise, de acordo com o comunicado.

O ministério disse que, "de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada".