IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Zurich Airport vence XP em leilão de aeroporto São Gonçalo do Amarante, no RN

19/05/2023 11h19

SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de aeroportos Zurich Airport superou a XP e venceu o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, com oferta de cerca de 320 milhões de reais, ágio de 41% sobre o valor de "contribuição mínima" definido em edital.

O leilão, que marca a primeira relicitação de aeroporto do país desde que a legislação para o processo foi aprovada em 2017, tinha valor mínimo de 226,9 milhões de reais.

O certame, que estava há um ano e meio no Tribunal de Contas da União (TCU), foi disputado também pela NK 230 Empreendimentos e Participações, da XP, cujo lance final em viva voz ficou bem próximo do ofertado pela Zurich.

Com capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada. O contrato foi devolvido pela Inframérica, que em 2011 havia obtido a concessão com oferta de cerca de 170 milhões de reais. O aeroporto foi incluído em 2020 no programa de leilões de ativos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O novo contrato de concessão terá duração de 30 anos.

A Zurich Airport Brasil já opera os aeroportos de Florianópolis, Macaé (RJ) e Vitória.

Existem outros dez processos de relicitação em andamento no Governo Federal: 7 de rodovias, 1 de ferrovia e mais 2 de aeroportos, segundo dados do governo.

Além da contribuição inicial a ser paga na assinatura do contrato, a nova concessionária do aeroporto potiguar deverá pagar também outorga variável sobre a receita bruta, estabelecida em percentuais crescentes calculados do quinto ao nono ano do contrato, segundo a Anac. A agência estima receita durante toda a concessão de 1,32 bilhão de reais.