Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

FMI atinge meta de US$100 bi em SDRs para países vulneráveis, diz Georgieva

22/06/2023 12h13

PARIS (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional atingiu sua meta de disponibilizar 100 bilhões de dólares em direitos de saque especiais (SDR, na sigla em inglês, a moeda própria do FMI) para países vulneráveis, disse a diretora-gerente Kristalina Georgieva em uma cúpula realizada em Paris nesta quinta-feira.

Os países ricos concordaram, em 2021, em redistribuir alguns de seus direitos de saque especiais não utilizados do FMI, uma moeda de reserva internacional, para os países pobres.

O plano era disponibilizar 100 bilhões de dólares, emprestando o SDRS de volta ao FMI para que, por sua vez, pudesse emprestar os fundos a taxas abaixo do mercado para países de baixa renda.

"Chegamos a 100 bilhões de dólares em empréstimos de direitos de saque especiais. Essa era nossa meta para 2021, atingimos e 60 bilhões deles já estão no Fundo trabalhando para os países", disse Georgieva em um painel.

Atingir a meta foi um dos principais anúncios na cúpula de Paris, focada em como ajudar os países de baixa renda a lidar com o peso da dívida, ao mesmo tempo disponibilizando mais financiamento climático.

(Reportagem de Leigh Thomas)