Fed pode estar no ponto de "manutenção dos juros", diz Harker

Por Dan Burns

(Reuters) - Salvo qualquer mudança abrupta na direção dos dados econômicos recentes, o Federal Reserve pode estar no estágio em que deve deixar a taxa de juros onde está, disse o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, nesta terça-feira.

“Na ausência de novos dados alarmantes entre agora e meados de setembro, acredito que podemos estar no ponto em que podemos ser pacientes e manter os juros, ​​e deixar que as ações de política monetária que tomamos façam seu trabalho”, disse Harker em comentários preparados para um evento na Filadélfia.

As falas de Harker, que tem direito a voto neste ano no Comitê Federal de Mercado Aberto e apoiou o aumento do mês passado, são talvez as mais fortes até agora de uma autoridade do Fed sobre a possibilidade de aumentar a taxa de juros na reunião do banco central de 19 e 20 de setembro.

Se for apropriado parar de aumentar as taxas, no entanto, Harker disse que "precisaremos ficar lá por um tempo. A pandemia nos ensinou a nunca dizer nunca, mas não prevejo nenhuma circunstância provável para um afrouxamento imediato da taxa de juros".

Como outras autoridades do Fed, Harker saudou dados recentes mostrando que a inflação diminuiu substancialmente em relação às máximas de quatro décadas há um ano, e espera que isso continue.

Harker disse que agora espera que o índice de preços PCE, desconsiderando os custos de alimentos e energia, caia para pouco menos de 4% até o final do ano e para menos de 3% em 2024, antes de "se estabilizar em nossa meta de 2% em 2025".

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual em sua reunião no mês passado, para uma faixa de 5,25% a 5,50%. As projeções das autoridades em sua reunião de junho sinalizaram que a maioria esperava outro aumento além disso, mas a recente redução da inflação acendeu um debate mais intenso sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes