Conteúdo publicado há 9 meses

Lula diz que RJ vai retomar produção de navios após Petrobras anunciar plano de investimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o Estado do Rio de Janeiro vai retomar a produção de navios depois que a Petrobras anunciar um novo plano de investimento.

"O Rio vai voltar a fazer navios porque a Petrobras vai anunciar um plano de investimento", disse Lula em discurso durante evento no Rio de Janeiro, acompanhado do governador do Estado, Cláudio Castro, e do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

A retomada da indústria naval brasileira é uma bandeira defendida por Lula desde as eleições, e a Petrobras vem sinalizando em declarações públicas uma reaproximação com fornecedores locais, em um movimento que visa elevar as contratações no Brasil.

A estatal publicará no fim deste ano um novo plano de negócios, o primeiro da gestão liderada pelo CEO Jean Paul Prates, que tomou posse em janeiro indicado pelo presidente da República. No novo Plano Estratégico 2024-2028, a gestão empossada com o novo governo definirá em detalhes os próximos passos para a companhia.

Nesse cenário, o presidente da Transpetro, subsidiária de transportes e logística da Petrobras, Sérgio Bacci, disse nesta semana que pretende fazer licitação para construção de embarcações para a estatal no primeiro semestre de 2024.

Em maio, ao tomar posse, Bacci havia adiantado que a companhia retomaria a construção de navios próprios em estaleiros brasileiros e que grupo de estudos faria um programa com essa finalidade, incluindo dados sobre demandas necessárias de navios, os estaleiros que podem atuar e os custos necessários.

Segundo Bacci, a Transpetro está em conversas com a Petrobras para definir o tipo e a quantidade de navios que serão incluídos em licitação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes