Governo alemão apoia distribuição "justa" entre estados de custos de expansão da rede eólica

BERLIM (Reuters) - O Ministério da Economia da Alemanha apoia uma distribuição "justa" dos custos da rede de expansão das energias renováveis entre os estados federais do país, disse um porta-voz do ministério neste domingo.

A disputa entre os estados do norte e do sul tem se intensificado recentemente, com os residentes do norte reclamando dos preços mais altos da eletricidade em sua região, apesar de a energia eólica mais barata ser produzida por lá.

Os preços no norte têm estado comparativamente mais altos devido aos custos de conexão das turbinas eólicas à rede elétrica, que são repassados aos moradores das regiões onde as turbinas estão localizadas. Os preços ficam mais caros no norte pois sua população é menor, ou seja, os custos são repassados para menos consumidores.

Representantes de estados do norte disseram que a diferença de preços estava impactando o apoio dos moradores locais à construção de novas turbinas eólicas.

"É importante que eles (os estados federais) trabalhem juntos para uma distribuição justa", disse o porta-voz à Reuters.

O ministério se recusou a dar detalhes sobre como os preços da eletricidade podem ser ajustados.

(Por Andreas Rinke e Riham Alkousaa)

Deixe seu comentário

Só para assinantes