PPSA vende 500 mil barris de petróleo de Atapu para Equinor em processo competitivo

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) realizou na véspera a venda direta de 500 mil barris de petróleo da União para a norueguesa Equinor, produzidos no campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos, informou a estatal brasileira nesta quarta-feira.

Foi a segunda carga oriunda do contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Atapu, disse a PPSA, responsável por representar a União nos contratos de partilha de produção.

A venda foi resultado de um processo competitivo para o qual foram convidadas nove companhias. "Embora seis empresas tenham se cadastrado, a disputa ocorreu entre a Petrobras e a Equinor", adicionou.

A PPSA não forneceu valores, mas disse que a Equinor foi a vencedora do processo de venda, com oferta de preços baseada no Preço de Referência estabelecido para o petróleo de Atapu pela reguladora ANP.

A PPSA disse ainda que todas as ofertas de preço foram abertas em tempo real em reunião realizada pela plataforma Teams entre a PPSA e representantes das empresas participantes, sem transmissão para o público em geral. A carga comercializada estará disponível ao final de setembro.

Com atuação no Brasil desde 2001, foi a primeira vez que a Equinor participou de um processo competitivo para a compra de petróleo da União, segundo a PPSA.

A primeira carga de petróleo da União em Atapu foi comercializada pela PPSA em janeiro deste ano, também em processo de venda direta. Na ocasião, a carga, de 500 mil barris, foi comprada pela Galp Energia Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes