Ações da China sobem enquanto investidores aguardam sinais sobre estímulo

Por Georgina Lee

HONG KONG (Reuters) - As ações da China tiveram pequenos ganhos e o mercado de Hong Kong reduziu as perdas iniciais para terminar estáveis ​​nesta quinta-feira, enquanto os investidores aguardam medidas de estímulo de Pequim para impulsionar a recuperação econômica do país.

Mas os ganhos foram limitados por preocupações com o aprofundamento da crise imobiliária e com possíveis repercussões dos problemas de pagamento de produtos vinculados ao sistema bancário paralelo, disseram analistas.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 0,33%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,43%.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve variação negativa de 0,01%, recuperando-se de perdas de mais de 2% durante a sessão.

O gabinete da China disse na quarta-feira que continuará a ampliar o espaço para medidas buscando expandir o consumo e fortalecer a coordenação política para atingir a meta econômica deste ano.

Analistas do Goldman Sachs disseram em relatório nesta semana que mais movimentos de flexibilização são esperadas nos próximos meses, com uma combinação de medidas monetárias, fiscais, habitacionais e de consumo.

Ainda assim, "pesando no sentimento está a crise da dívida enfrentada pelo setor imobiliário e pelo setor (de trusts) do país", disse Kenny Ng, estrategista da China Everbright Securities International.

O Zhongzhi Enterprise Group disse aos investidores que está enfrentando uma crise de liquidez e conduzirá a reestruturação da dívida, informou a Reuters, conforme o gerente de ativos chinês luta com uma desaceleração cada vez maior do mercado imobiliário.

Continua após a publicidade

Isso ocorreu depois que a Zhongrong International Trust, que tem considerável exposição imobiliária e é uma empresa de investimentos controlada pela Zhongzhi, deixou recentemente de fazer pagamentos de alguns produtos de investimento, alimentando temores de contágio.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,44%, a 31.626 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,01%, a 18.326 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,43%, a 3.163 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,33%, a 3.831 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,23%, a 2.519 pontos.

Continua após a publicidade

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,42%, a 16.516 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,52%, a 3.196 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,68%, a 7.146 pontos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes