Zona do euro registra superávit comercial em junho com queda das importações da Rússia

BRUXELAS (Reuters) - A zona do euro voltou a ter um grande superávit comercial em junho depois de um déficit de tamanho semelhante 12 meses antes, uma vez que as importações da Rússia e da China caíram acentuadamente, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o superávit comercial externo não ajustado dos 20 países que compartilham o euro foi de 23,0 bilhões de euros em junho, em comparação com um déficit de 27,1 bilhões em junho de 2022.

As exportações ao longo desses 12 meses cresceram 0,3%, enquanto as importações caíram 17,7%.

Ajustado para variações sazonais, o superávit comercial foi de 12,5 bilhões de euros em junho, ante 200 milhões de euros em maio e um déficit de 7,9 bilhões de euros em abril.

A melhora da balança comercial da UE resultou principalmente de quedas acentuadas nos déficits comerciais com a Rússia, devido às sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia, e com a China.

O déficit comercial com a Rússia caiu para 8,7 bilhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, de 92,1 bilhões de euros no mesmo período de 2022.

Com a China, o déficit comercial da UE caiu para 148,7 bilhões de euros no primeiro semestre do ano, de 189,3 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Deixe seu comentário

Só para assinantes