Exército desfruta de confiança por cumprimento da Constituição e desvios são corrigidos, diz comandante
BRASÍLIA (Reuters) - O comandante do Exército, general Tomás Paiva, disse nesta sexta-feira, em discurso durante solenidade em comemoração do Dia do Soldado, que eventuais desvio de conduta de militares serão repudiados e corrigidos, destacando que eles desfrutam da confiança dos brasileiros obtida pela "dedicação extrema" em cumprir a missão prevista na Constituição.
"Vocês são os fiéis depositários da confiança dos brasileiros, que só foi obtida pela dedicação extrema ao cumprimento da missão constitucional e ao absoluto respeito a princípios éticos e valores e morais", disse.
"Este comportamento coletivo não se coaduna com eventuais desvios de conduta, que são repudiados e corrigidos a exemplo do que sempre fez Caxias, o forjador do caráter militar brasileiro", acrescentou.
No pronunciamento, Tomás Paiva destacou o legado de Duque de Caixas, patrono do Exército brasileiro, ressaltando a defesa intransigente da legalidade e da democracia.
"Neste dia 25 de agosto, ao comemorarmos os 220 anos do nascimento de Caixas, sejamos como ele, forjados na adversidade, intransigentes na defesa da legalidade, pacificadores e férreos defensores da nossa pátria e da nossa democracia", afirmou.
A fala de Tomás, durante a solenidade que ocorreu no Setor Militar Urbano, em Brasília, foi acompanhada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entre outras autoridades.
As declarações do comandante do Exército ocorrem em meio a investigações conduzidas pela CPI mista dos atos de 8 de janeiro e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram o envolvimento de militares, inclusive de alta patente, em ações que visavam desacreditar o processo eleitoral e até desencadear um golpe de Estado no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(Reportagem de Ricardo Brito)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.