Ação da Tesla recua com dúvidas de Wall St sobre perspectivas de crescimento

(Reuters) - A ação da Tesla caiu 5% nesta quinta-feira, uma vez que os analistas de Wall Street questionaram a capacidade da montadora de carros elétricos em manter crescimento que, durante anos, diferenciou a  empresa de outras montadoras de veículos.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, que havia dito que a empresa era "resistente à recessão" no ano passado, disse na quarta-feira que estava preocupado com o impacto das altas taxas de juros sobre a demanda, depois que a montadora deixou de cumprir previsões de receita em meio a uma estratégia de cortes de preços de seus carros.

A mudança de tom de um dos mais proeminentes executivos do setor automotivo alimentou temores sobre as perspectivas do setor de veículos elétricos e impulsionou uma perda de valor de mercado de quase 40 bilhões de dólares da Tesla.

"Eles geralmente cumprem o prometido. Mas não na noite de quarta-feira", disseram os analistas da Canaccord Genuity.

O mercado espera que a Tesla reduza ainda mais os preços no trimestre atual para atingir a meta de vendas anuais de 1,8 milhão de veículos, mesmo depois que sua margem bruta tenha se contraído para 17,9% entre julho e setembro, em comparação com 25,1% no ano anterior.

"O negócio de automóveis da Tesla é um negócio legado agora", disse Chaim Siegel, da Elazar Advisors.

O aumento da produção da picape Cybertruck também pressionará a lucratividade nos próximos meses, provavelmente compensando o impulso da redução dos preços das commodities.

No geral, sete analistas cortaram preços-alvo para as ações da Tesla, levando a visão mediana para 260 dólares, de acordo com dados da LSEG.

As ações da Tesla eram negociadas 229 dólares no pré-mercado. As ações quase dobraram  de valor em 2023 com o otimismo dos investidores de que a empresa se sairia melhor do que os rivais em uma economia incerta e que veria um impulso de longo prazo em seus esforços de  investimento em tecnologia de direção autônoma.

Continua após a publicidade

A escassez de dinheiro em pequenas empresas iniciantes de veículos elétricos e a greve em andamento nas três montadoras de Detroit -- General Motors, Ford e Stellantis -- também aumentaram o otimismo em torno da Tesla.

A Tesla é negociada a cerca de 59 vezes suas estimativas de lucros futuros para 12 meses, em comparação com 6,3 vezes para a Ford e 4,2 vezes para a General Motors.

(Por  Aditya Soni e Akash Sriram)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.