Fabricante de embalagens Smurfit Kappa tem queda na demanda no 3º tri

Por Padraic Halpin

DUBLIN (Reuters) - A fabricante de papel para embalagens Smurfit Kappa disse nesta quarta-feira que o declínio na demanda por suas caixas desacelerou ainda mais no terceiro trimestre, ao mesmo tempo que observou melhorias provisórias nas carteiras de pedidos na Alemanha, o que pode ser um bom presságio para os negócios do grupo mais à frente.

O grupo irlandês, que é o maior produtor de embalagens de papel da Europa, se beneficiou do boom no comércio eletrônico durante a pandemia, mas uma queda nos volumes quando as economias reabriram e os consumidores gastaram mais em viagens e outros serviços contribuiu para um declínio de 8% no resultado da companhia nos primeiros nove meses de 2023.

A Smurfit Kappa, que fechou um acordo de 11 bilhões de dólares para comprar a rival norte-americana WestRock em setembro, disse que espera que o lucro do ano caia quase 13%, para cerca de 2,05 bilhões de euros. Isso, porém, ainda seria um aumento acentuado em relação aos 1,7 bilhão de euros registrados em 2021.

As ações da Smurfit subiram 2,8% no início do pregão devido à tendência de melhora na demanda por caixas. A companhia disse que a demanda de seus clientes ficou cerca de 2% atrás dos níveis de 2022 no terceiro trimestre, contra quedas de 7% e 5% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente.

O presidente-executivo, Tony Smurfit, disse que espera que a tendência continue com os pedidos na Alemanha, que havia sido um "verdadeiro retardatário" este ano, com um aumento entre 8% e 10% no último mês.

"Estive em um evento para clientes na semana passada na Alemanha e certamente há mais otimismo", disse Smurfit a analistas.

"Acho que ainda não estamos vendo necessariamente nenhum dos bens duráveis voltando, mas acho que estamos vendo a normalização do negócio de alimentos e bebidas."

Smurfit acrescentou que estava reticente em considerar essa uma tendência de longo prazo no maior mercado de embalagens da Europa, depois que um aumento da demanda em Alemanha em abril não se sustentou até meados do ano.

Continua após a publicidade

Depois de aumentar os preços que os clientes pagam por suas caixas em até 40% ao longo de 2021 e 2022, os preços caíram pelo segundo trimestre consecutivo, cerca de 6% a menos em relação ao trimestre anterior.

O presidente-executivo da Smurfit reiterou que espera que os preços das caixas voltem a subir assim que a demanda se recuperar.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes