Japão fornecerá mais US$65 mi de auxílio humanitário aos palestinos

TÓQUIO (Reuters) - O Japão fornecerá mais 65 milhões de dólares de auxílio humanitário aos palestinos, por preocupações com o conflito em Gaza, disse sua ministra das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa, durante uma visita a Israel e Jordânia nesta sexta-feira.

Falando com repórteres na Jordânia após se reunir com o ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, e seu correspondente palestino, Riyad al-Maliki, Kamikawa também afirmou que o Japão está planejando enviar auxílio material para Gaza.

“É necessário que Israel e Palestina coexistam pacificamente para impedir a repetição de outro ato trágico de terrorismo”, disse Kamikawa, acrescentando que comunicou o contínuo apoio do Japão à solução de dois Estados tanto para Cohen quanto para Maliki.

A visita foi realizada dias antes de o Japão receber os ministros das Relações Exteriores do G7 em Tóquio, no momento em que a crise em Gaza se aprofunda, com Israel resistindo aos pedidos por uma pausa humanitária e o líder do grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, alertando para o conflito se espalhando aos países vizinhos.

Kamikawa absteve-se de comentar se os ataques de Israel contra Gaza estão dentro dos limites da lei internacional, mas disse que os atores precisam cumprir o espírito de proteção de direitos humanos e não causar mortes civis desnecessárias.

(Reportagem de Sakura Murakami)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes