BC inicia teste de pesquisa para coletar expectativas de empresários para a economia

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central anunciou ter iniciado nesta segunda-feira uma pesquisa-piloto com empresas do setor não financeiro para coletar expectativas sobre a situação de seus negócios e variáveis econômicas, argumentando que a iniciativa é parte de um esforço de aproximação da autarquia com esses agentes.

“As percepções e expectativas são elementos cruciais no processo de tomada de decisão das empresas e devem ser levadas em consideração pelos bancos centrais, tendo em vista que influenciam a dinâmica da atividade econômica e da formação de preços de bens e serviços e, por conseguinte, a inflação”, informou em nota.

Segundo a autoridade monetária, os dados coletados “constituirão em instrumento relevante de informação para melhor entendimento e análise da conjuntura econômica”, ao lado das expectativas de analistas de mercado, coletadas pelo BC e divulgadas no Relatório Focus.

O BC vinha sendo pressionado por representantes de empresários para captar a percepção desses agentes para a economia, levando as respostas em conta ao tomar suas decisões sobre juros, já que as expectativas coletadas no boletim Focus têm peso na avaliação de política monetária da autarquia.

De acordo com a nota, o questionário passará por testes e não há previsão para o início da publicação dos resultados agregados. A ideia é que a pesquisa, após lançada oficialmente, seja trimestral.

Inicialmente, cerca de cem empresas serão consultadas, a fim de testar o questionário, que tem perguntas sobre situação da economia, demanda, variação de custos de mão de obra e preços de produtos.

“Essa amostra inicial foi elaborada tendo como ponto de partida uma seleção das maiores empresas de cada setor de atividade, excluindo-se os setores público e financeiro, acrescida de empresas com as quais o BC já vem realizando reuniões periódicas”, disse, ressaltando que não haverá divulgação das informações coletadas nessa fase de testes.

(Por Bernardo Caram)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes