S&P 500 fecha com leve queda antes de dados de inflação dos EUA

Por Sinéad Carew e Sruthi Shankar

(Reuters) - O índice S&P 500 encerrou a sessão desta segunda-feira ligeiramente em baixa, com investidores em pausa antes de uma leitura crucial da inflação norte-americana, que pode fornecer pistas sobre por quanto tempo o Federal Reserve manterá a taxa de juros elevada.

Depois que os índices tiveram uma recuperação sólida na sexta-feira, o mercado voltou seu foco nesta segunda-feira para os dados do índice de preços ao consumidor norte-americano, que serão divulgados na terça-feira. Os economistas esperam um aumento de 3,3% para outubro, em comparação com os 3,7% registrados em setembro. Mas a expectativa é de que os preços básicos permaneçam inalterados em relação ao mês anterior.

Operadores precificaram uma chance de quase 86% de que o Fed mantenha a taxa de juros inalterada em dezembro, de acordo com a ferramenta FedWatch do grupo CME.

Na sexta-feira, a Moody's reduziu a perspectiva da recomendação de crédito dos EUA de "estável" para "negativa", citando grandes déficits fiscais e um declínio na capacidade de pagamento da dívida.

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, apresentou no sábado uma medida republicana de gastos provisórios com o objetivo de evitar uma paralisação, mas a medida rapidamente encontrou oposição de parlamentares de ambos os partidos no Congresso norte-americano.

No entanto, nesta segunda-feira o principal democrata do Senado dos EUA, Chuck Schumer, expressou apoio provisório ao projeto de financiamento de curto prazo de Johnson, que manteria o governo aberto após o fim de semana.

O Dow Jones subiu 0,16%, para 34.337,87 pontos. O S&P 500 teve variação negativa de 0,08%, para 4.411,55 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,22%, para 13.767,74 pontos.

Entre os 11 principais setores do S&P 500, o de energia foi o que mais ganhou, encerrando em alta de 0,7%, enquanto o de serviços públicos esteve entre os que mais perderam, em queda 1,2%.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes