Ações europeias caem após três dias de ganhos; HelloFresh despenca

Por Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - O índice referencial da Europa caiu nesta quinta-feira, pressionado pelas ações do setor de energia, após uma sequência de três dias positivos por esperanças de que o aperto da política monetária tenha atingido um pico e também de eventuais cortes nos juros.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,72%, a 451,27 pontos, depois de ganhar 2,5% nos últimos três dias e atingir o maior nível em mais de um mês na quarta-feira.

Durante a semana, dados de inflação dos Estados Unidos e do Reino Unido reforçaram as expectativas de que seus bancos centrais já haviam terminado de aumentar os juros. Os investidores estão mudando o foco para a leitura da inflação da zona do euro na sexta-feira.

"Um pouco de realização de lucros está ocorrendo após a onda de euforia depois que a inflação abaixo do esperado levou a um grande otimismo de que talvez os cortes nos juros venham mais cedo", disse Susannah Streeter, chefe de dinheiro e mercados da Hargreaves Lansdown.

"Além disso, há algum tempo vêm se formando nuvens sobre a economia da zona do euro, com a Alemanha, em particular, enfrentando uma desaceleração."

As ações do setor de energia lideraram os declínios setoriais com uma queda de 2,7%, acompanhando a fraqueza dos preços do petróleo bruto em função de sinais de maior oferta nos Estados Unidos e expectativas de fraca demanda de energia na China.

O setor de bens de luxo recuou 1,5%.

A HelloFresh caiu 22,4%, para o fundo do STOXX 600, depois que a fabricante alemã de kits de refeições cortou sua perspectiva de lucro anual e reduziu a orientação de crescimento da receita.

Continua após a publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,01%, a 7.410,97 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,24%, a 15.786,61 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,57%, a 7.168,40 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,71%, a 29.258,10 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,28%, a 9.667,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,81%, a 6.247,63 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes