FUP propõe que Petrobras tome de volta fábrica arrendada à Unigel na Bahia

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) pediu à Petrobras que tome de volta unidade de fertilizantes nitrogenados arrendada à Unigel, em Camaçari, na Bahia, apontando que a parceira não estaria cumprindo compromissos contratuais, conforme nota enviada à imprensa.

A manifestação ocorre após a Unigel ter decidido nesta semana reverter aviso prévio concedido a centenas de trabalhadores de sua fábrica na Bahia, enquanto mantém negociações com a Petrobras para retomar as operações no ativo.

Recentemente, o sindicato de trabalhadores locais afirmou que a Unigel teria comunicado que a fábrica estaria operando de forma deficitária desde o fim de 2022, apontando altos custos do gás natural fornecido pela Petrobras.

"Para tocar o setor de fertilizantes e promover a atualização tecnológica das unidades é preciso a atuação da Petrobras na operação e condução do negócio", afirma o requerimento da FUP enviado ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ao diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos, William França.

Em nota técnica encaminhada à diretoria da Petrobras, a FUP também fez propostas para a retomada da unidade, dentre elas que a Unigel adote medidas que garantam o vínculo laboral dos empregados pelo período de transição da devolução da unidade.

A FUP sugeriu ainda que a Unigel dê continuidade aos contratos das empresas terceirizadas e que realoque para a fábrica de Camaçari os profissionais da Petrobras que foram deslocados para outras unidades industriais.

No início do mês, o CEO da Petrobras afirmou a jornalistas que haveria novidades sobre a área de fertilizantes no próximo plano estratégico da companhia 2024-2028, previsto para ser publicado neste mês, mas não entrou em detalhes e evitou fazer comentários sobre possíveis soluções para a fábrica da Bahia.

Em plena operação, a fábrica de Camaçari tem capacidade de produzir 475 mil toneladas de amônia e 475 mil toneladas dos diversos tipos de ureia ao ano, segundo dados da Unigel.

(Por Marta Nogueira)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes