Dólar tem queda em sessão esvaziada por feriado nos EUA

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leve queda frente ao real nesta quinta-feira, em sessão de agenda morna devido ao feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que deve reduzir a liquidez global e possivelmente elevar a volatilidade.

Às 9:40 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,26%, a 4,8894 reais na venda.

Na B3, às 9:40 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,41%, a 4,8930 reais.

Por trás desse movimento, "o índice do dólar voltou a perder força contra os seus principais pares em manhã de taxas estáveis", disse equipe da Guide Investimentos em relatório a clientes. A moeda norte-americana caía 0,20% frente a uma cesta de seis rivais fortes.

"Em dia de feriado nacional nos EUA, que deve reduzir a liquidez na sessão, ativos de risco estão abrindo a sessão desta quinta-feira em tom predominantemente positivo, mesmo que sem grandes movimentações, com investidores avaliando novos estímulos na China e dados de atividade melhores do que o esperado na Europa e no Reino Unido", disse a Guide.

A China pode permitir que os bancos ofereçam empréstimos de curto prazo sem garantia a incorporadoras imobiliárias qualificadas pela primeira vez, como parte de um pacote de novas medidas para apoiar o setor imobiliário em dificuldades, informou a Bloomberg News nesta quinta-feira.

Já dados de Índices de Gerentes de Compras (PMI) da zona do euro mostraram que a economia continuou em território de contração em novembro, mas teve desempenho melhor do que o esperado, o que dava algum suporte ao sentimento internacional.

No Brasil, participantes do mercado citaram algum desconforto com a projeção da equipe econômica de que o governo central fechará 2023 com déficit primário de 177,4 bilhões de reais, equivalente a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), resultado fiscal pior do que o previsto em setembro, embora continuasse pesando o alívio com a decisão recente do governo de manter a meta de rombo zero no ano que vem.

Continua após a publicidade

O dólar à vista fechou a quarta-feira cotado a 4,9021 reais na venda, em alta de 0,08%.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2023.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes