S&P 500 fecha em baixa com mensagens mistas do Fed antes da divulgação do índice PCE

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos caíram nesta quarta-feira, depois que uma robusta revisão para cima do Produto Interno Bruto do país aliviou temores de uma recessão, enquanto comentários de autoridades do Federal Reserve levantaram dúvidas sobre a duração da política monetária restritiva do banco central norte-americano.

O índice de tecnologia Nasdaq juntou-se ao índice S&P 500 ao fechar no território negativo, enquanto o índice Dow Jones terminou nominalmente em alta, com investidores assumindo uma posição de esperar para ver antes do relatório crucial de inflação do índice PCE de quinta-feira.

Apesar do movimento limitado dos índices nas últimas três sessões, novembro foi um mês marcante. O S&P 500 continua caminhando para registar seu maior ganho percentual mensal desde julho de 2022.

O diretor do Fed Christopher Waller, amplamente considerado como mais “hawkish” (agressivo contra a inflação), garantiu na terça-feira que o Fed provavelmente atingiu o fim do seu ciclo de aumento dos juros.

Ele indicou a possibilidade de cortar a taxa básica no curto prazo para arquitetar um “pouso suave” e evitar a recessão.

Nesta quarta-feira, a Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, reiterou a necessidade do banco central permanecer "ágil" em sua resposta aos dados econômicos.

Mais cedo na sessão, o Departamento do Comércio dos EUA revisou para cima sua estimativa inicial sobre o PIB do terceiro trimestre, o que destacou a resiliência econômica do país, mas também pareceu dar ao Fed poucos motivos para começar a cortar os juros em um futuro próximo, enquanto a inflação permanecer bem acima da meta de 2%.

O Dow Jones teve variação positiva de 0,04%, para 35.430,42 pontos. O S&P 500 teve variação negativa de 0,09%, para 4.550,58 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,16%, para 14.258,49 pontos.

Continua após a publicidade

Entre os 11 principais setores do S&P 500, o imobiliário e o financeiro obtiveram os maiores ganhos percentuais, enquanto serviços de comunicações caíram 1,1%.

(Por Stephen Culp)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes