Ações europeias atingem pico em quatro meses com alta do setor de mineradoras

Por Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias ampliaram seus ganhos em relação a novembro nesta sexta-feira, impulsionadas por altas acentuadas nos papéis de mineradoras e com os rendimentos dos títulos da zona do euro continuando a cair devido às expectativas crescentes de cortes nas taxas de juros.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,99%, a 466,20 pontos, atingindo seu nível mais alto desde agosto, após um avanço mensal de 6,4% em novembro.

O STOXX 600 fechou em alta pela terceira semana consecutiva, apoiado por ganhos semanais em ações imobiliárias, que são mais sensíveis aos juros.

Os rendimentos dos títulos da zona do euro acentuavam as perdas depois que dados da indústria dos Estados Unidos e comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sustentaram esperanças de que os cortes nos juros poderiam ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano.

"Em algum momento no futuro, operadores estão vendo algum alívio para a zona do euro por meio de juros mais baixos, e isso faz recuar alguns dos temores de estagflação que vêm crescendo", disse Giles Coghlan, analista-chefe de mercado da corretora GCFX Ltd.

"Não acho que estejamos fora de perigo e a zona do euro depende muito dos dados", acrescentou Coghlan.

O setor de mineradoras foi o que mais avançou nesta sexta-feira, em alta de 4,2%, acompanhando os preços mais altos dos metais, com um dólar mais fraco e dados favoráveis da China, principal consumidora.

A Anglo American liderou o STOXX 600, com um ganho de 7,9%, enquanto a Antofagasta saltou 6,2%, depois que o UBS elevou a recomendação de ambas as mineradoras de "neutras" para "compra".

Continua após a publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,01%, a 7.529,35 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,12%, a 16.397,52 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,48%, a 7.346,15 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,64%, a 29.928,45 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,82%, a 10.140,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,81%, a 6.527,07 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora