S&P 500 marca maior fechamento em 2023 após Powell reforçar apostas de pico dos juros

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos subiram nesta sexta-feira, com o índice S&P 500 registrando seu maior nível de fechamento do ano depois que comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçaram a opinião de que a taxa básica de juros atingiu seu pico.

Os três principais índices acionários dos EUA avançaram e os papéis mais economicamente sensíveis de transportes e de menor capitalização obtiveram os ganhos mais robustos.

Os três índices registraram seus quintos ganhos percentuais semanais consecutivos. Na quinta-feira, eles encerraram um mês marcante em que os índices S&P 500 e Nasdaq registraram seus maiores ganhos percentuais em um mês desde julho de 2022, e o índice Dow Jones fechou em seu nível mais alto desde janeiro de 2022.

Powell reconheceu a necessidade de o banco central norte-americano de "avançar com cuidado" em meio a sinais de desaceleração econômica, à medida que os riscos de aperto excessivo e insuficiente de sua política monetária estão se tornando mais equilibrados.

Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram que a produção industrial dos EUA continua a se contrair, conforme fábricas enfrentam a diminuição de novos pedidos, a queda dos estoques e as pressões trabalhistas.

O Dow Jones subiu 0,82%, para 36.245,5 pontos. O S&P 500 ganhou 0,59%, para 4.594,63 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,55%, para 14.305,03 pontos.

Entre os 11 principais setores do S&P 500, o de imobiliário foi o que obteve o maior ganho percentual, enquanto o  de serviços de comunicação foi o único a cair.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes