Minério de ferro sobe com dados econômicos otimistas, diminuindo temores de intervenção

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram nesta quarta-feira, impulsionados por dados econômicos positivos e pela demanda persistentemente forte, e à medida que as preocupações com a supervisão dos mercados pela China para garantir a estabilidade dos preços começaram a desaparecer.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China fechou em alta de 1,9%, a 980 iuanes (136,92 dólares) por tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para janeiro subiu 2%, a 129,05 dólares por tonelada.

Em 30 de novembro, a DCE disse que aumentará a supervisão do mercado de minério de ferro para garantir uma operação segura e estável do mercado. Isso ocorreu após um anúncio, em 24 de novembro, de que a China reforçaria a supervisão e conteria a alta dos preços.

No entanto, a influência da supervisão do mercado está diminuindo, apesar de sua eficácia inicial no controle de preços, com os analistas observando um impacto cada vez menor, já que os agentes do mercado ignoram cada vez mais sua importância.

Enquanto isso, a confiança está voltando ao mercado em meio aos esforços para impulsionar o problemático setor imobiliário da China.

As importações de minério de ferro da China também têm sido relativamente robustas até o momento em 2023.

As quedas nas exportações chinesas provavelmente diminuíram em novembro, segundo pesquisa da Reuters na quarta-feira, em meio a sinais mistos de que as fábricas da segunda maior economia do mundo podem estar se recuperando após uma queda brusca na demanda.

A Rio Tinto, anunciou na quarta-feira a antecipação do início da produção de seu projeto de minério de ferro Simandou, na Guiné, de 2026 para 2025, o que acrescentará cerca de 5% ao suprimento global transoceânico quando entrar em operação.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Ashley Fang)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes