Ações caem após alta recente e preocupações econômicas pesam

Por Khushi Singh e Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias fizeram uma pausa nesta quinta-feira, após fortes ganhos recentes, enquanto dados da Alemanha aumentaram preocupações de que o setor industrial continuará a prejudicar a economia do país.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,27%, a 468,78 pontos, após atingir o maior patamar em mais de quatro meses na quarta-feira, enquanto o índice DAX de Frankfurt caiu 0,16%, a 16.628,99 pontos, depois de marcar um novo recorde na sessão anterior.

"É possível que vejamos uma pequena correção dada a alta exagerada", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com. "De forma alguma este é um ponto de inflexão, já que ainda há mais impulso a ser dado."

Novos dados mostraram que a produção industrial alemã caiu inesperadamente em outubro, um dia depois da divulgação de números apontando que as encomendas à indústria na maior economia do bloco de 20 países também caíram inesperadamente no mês.

A agência europeia de estatísticas Eurostat confirmou sua estimativa de que o Produto Interno Bruto da zona do euro diminuiu 0,1% no terceiro trimestre do ano em comparação com os três meses anteriores.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que a expectativa de economistas é que o BCE começará a cortar os juros no segundo trimestre do próximo ano, mais cedo do que se pensava anteriormente, conforme a economia entra em uma recessão curta e superficial no inverno europeu.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02%, a 7.513,72 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,10%, a 7.428,52 pontos.

Continua após a publicidade

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,67%, a 30.121,77 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,09%, a 10.146,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,22%, a 6.529,49 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes