Aprovação de Lula cai e avaliação negativa do governo sobe, diz Ipec

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oscilou 2 pontos para baixo em dezembro, a 38%, enquanto a avaliação negativa subiu 5 pontos percentuais, apontou pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira.

Na rodada anterior, em setembro, 40% dos entrevistados consideravam a gestão Lula "ótima" ou "boa", enquanto 25% a avaliavam como "ruim" ou "péssima". Os que desaprovam a gestão agora foram a 30%.

No quesito "maneira de governar" do presidente, a aprovação apresentou uma queda de 5 pontos percentuais, passando de 56% na pesquisa anterior para 51% na atual. A desaprovação oscilou de 39% para 43%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A sondagem levantou a percepção dos entrevistados sobre a situação econômica. Para 39%, ela está melhor do que esperavam; 23% avaliam que está igual; 36% responderam que está pior e 2% não souberam responder.

Quando é questionada a perspectiva sobre a economia daqui a seis meses, 45% consideram que ela estará melhor. Outros 19% responderam que ela estará igual, e 30% disseram que estará pior. Cinco por cento não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 5 de dezembro.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes