Stellantis faz parceria com startup de baterias para sua frota de aluguel na Espanha

(Reuters) - A Stellantis disse nesta quinta-feira que integrará a tecnologia de bateria intercambiável em sua frota de veículos elétricos de aluguel, buscando conquistar potenciais clientes preocupados com a ansiedade em relação à autonomia e os longos tempos de recarga.

A Stellantis disse que firmou parceria com a Ample, desenvolvedora de baterias intercambiáveis para veículos elétricos sediada em São Francisco, que usa um processo automatizado para trocar rapidamente baterias esgotadas por outras recém-carregadas.

Sob a parceria, os proprietários de veículos elétricos da Stellantis poderão substituir suas baterias descarregadas por baterias recém-carregadas em poucos minutos em uma das estações de troca da Ample.

O programa inicial está programado para começar na Espanha em 2024, usando uma frota de 100 modelos Fiat 500e dentro do serviço de compartilhamento de carros Free2move da Stellantis, disse a empresa.

Normalmente, a Ample configura e gerencia a infraestrutura, enquanto as frotas que usam seus serviços pagam pelo uso de energia.

A Ample faz parte de um grupo crescente de empresas, incluindo as fabricantes chinesas de veículos elétricos Nio e Xpeng, que tentam reviver uma ideia antiga para superar obstáculos de recarga, oferecendo trocas rápidas de bateria para proprietários de veículos elétricos preocupados com a ansiedade em relação à alcance e os longos tempos de recarga.

As baterias modulares da startup foram projetadas para substituir a bateria original de um veículo elétrico, que pode ser instalada em qualquer veículo elétrico e permitirá que a Stellantis integre a tecnologia sem reformular as plataformas de seus veículos.

(Por Nathan Gomes em Bengaluru)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes