Alpargatas nomeia Liel Miranda, da Mondel?z, como CEO

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de calçados Alpargatas, dona da marca Havaianas, anunciou nesta quarta-feira Liel Miranda como seu novo presidente-executivo, a partir de 1° de fevereiro de 2024.

"Liel terá um importante papel na continuidade do processo de transformação iniciado em 2023, com foco em simplificação e eficiência", disse a Alpargatas, em comunicado.

O executivo, eleito pelo Conselho de Administração da Alpargatas, ocupa desde 2019 a posição de presidente da unidade brasileira da Mondelēz International, e tem passagem pela Souza Cruz, segundo o comunicado.

Ele substituirá Luiz Fernando Edmond, que ocupava a presidência da Alpargatas interinamente desde que Roberto Funari anunciou sua saída em abril.

A Alpargatas também destacou o papel que Miranda terá ao liderar a companhia na execução de novas estratégias, "aliando a retomada do crescimento sustentável com excelência operacional".

A empresa tem apresentado vendas fracas e margens estreitas nos últimos trimestres, bem como uma expansão instável para os mercados internacionais.

Edmond deixará a diretoria, mas seguirá desempenhando funções como membro do conselho da Alpargatas, conforme o comunicado.

Analistas do Citi receberam a notícia positivamente, afirmando que a falta de um presidente definitivo durante um período desafiador tem sido a razão chave para o ceticismo em relação à empresa.

"No entanto, ainda acreditamos que o desafio é complexo; a Alpargatas não só precisa reduzir seu complexo portfólio de produtos, mas também precisa revisar estruturalmente seu planejamento de vendas e operações", disseram João Pedro Soares e Felipe Reboredo, em nota a clientes.

Continua após a publicidade

(Por André Romani e Peter Frontini)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes