ONS reduz previsão para chuvas em hidrelétricas em dezembro

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu suas previsões para o volume de chuvas que devem chegar às usinas hidrelétricas do país em dezembro.

Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, o órgão projeta afluências equivalentes a 64% da média histórica no submercado Sudeste/Centro-Oeste, abaixo dos 77% previstos na semana passada. Para o Sul, a estimativa de chuvas foi reduzida a 199% da média, de 231% estimados há uma semana, ainda refletindo os efeitos do fenômeno climático El Niño.

Já para as demais regiões, as projeções de afluências passaram a 17% no Nordeste (ante 22% na semana passada) e a 40% no Norte (ante 50%).

Para o armazenamento das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, o ONS previu uma capacidade de 61,8% ao final deste mês, contra 64,6% estimados há uma semana.

A projeção para a carga nacional de energia elétrica, por sua vez, teve leve revisão para cima, para um crescimento de 11,3% em dezembro ante igual mês de 2022, contra 11,1% previstos na semana passada.

(Por Letícia Fucuchima)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes