Ações europeias caem após autoridades do BCE moderarem otimismo com corte de juros

Por Khushi Singh e Ankika Biswas e Sruthi Shankar

(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta segunda-feira depois de registrarem fortes ganhos nas últimas semanas, com a queda das ações do setor automobilístico e com comentários de autoridades do banco central, que atenuaram as apostas de cortes nas taxas de juros no próximo ano.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,27%, a 475,32 pontos, depois de registrar na sexta-feira sua primeira série de cinco semanas de ganhos desde abril.

Pressionando as ações e elevando os rendimentos dos títulos europeus, uma série de autoridades de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) rebateu as expectativas do mercado de que o banco central cortará as taxas de juros já em março.

Qualquer conversa sobre corte das taxas pelo BCE ainda é prematura, disse o chefe do banco central eslovaco, Peter Kazimir. O banco central precisará de pelo menos até a primavera para reavaliar sua perspectiva de política, segundo o membro do BCE Bostjan Vasle.

Os mercados acionários avançaram de forma generalizada na semana passada depois que o Federal Reserve deixou a taxa de juros inalterada, conforme esperado, e as projeções dos autoridades de política monetária para o próximo ano apontaram três cortes.

As montadoras de automóveis também pesaram nesta sessão, com a Mercedes Benz e o BMW Group caindo mais de 1% cada depois que o governo alemão decidiu encerrar um programa que pagava subsídios aos compradores de novos veículos elétricos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,50%, a 7.614,48 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,60%, a 16.650,55 pontos.

Continua após a publicidade

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,37%, a 7.568,86 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,44%, a 30.241,02 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,40%, a 10.054,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,66%, a 6.384,49 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes