Minério de ferro sobe em Dalian com esperança de estímulos e perspectiva de forte demanda

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta terça-feira, impulsionados pela esperança de medidas de estímulo econômico destinadas a impulsionar a economia chinesa e pela expectativa de uma demanda robusta pelo minério.

O minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China subiu 1,3% após uma leve queda na sessão anterior, para 980,5 iuanes (137,22 dólares) por tonelada métrica.

Na Bolsa de Cingapura, a referência de minério de ferro para janeiro subiu 1,2%, a 138,7 dólares por tonelada, recuperando-se pela terceira sessão consecutiva.

O principal órgão de planejamento da China disse no sábado que havia identificado um segundo lote de projetos de investimento público sob um plano de emissão de títulos e investimento anunciado em outubro para impulsionar a economia.

Cinco dos maiores bancos estatais da China reduziram as taxas de juros de alguns depósitos na sexta-feira, permitindo uma perspectiva de redução dos custos de empréstimos em um momento em que o governo está pedindo aos bancos que apoiem a economia.

Além disso, os analistas esperam aumento na demanda por minério de ferro nas próximas semanas, já que as siderúrgicas chinesas reabastecem as matérias-primas para manter as necessidades de produção durante o feriado do Ano Novo Lunar.

Enquanto isso, algumas cidades do norte da China, incluindo o centro de produção de aço Tangshan, anunciaram planos para iniciar respostas de emergência, citando a piora da poluição do ar.

Em geral, as siderúrgicas locais são obrigadas a reduzir a produção nessas situações, o que afeta a demanda por matérias-primas para a fabricação de aço e sustenta os preços dos produtos siderúrgicos.

(Reportagem de Ashley Fang)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes