Presidente da China enfatiza desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou nesta terça-feira o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro do país e prometeu acelerar a criação de um sistema financeiro moderno com características chinesas, informou a agência de notícias Xinhua.

Xi falou na abertura de uma sessão de estudos na Escola do Partido do Comitê Central do Partido Comunista, de acordo com a agência de notícias oficial.

A supervisão financeira deve ter "dentes longos e espinhos", disse Xi segundo a Xinhua. A abordagem envolve uma política de tolerância zero para crimes financeiros, disse o órgão regulador financeiro da China no domingo.

"Uma potência financeira deve ser baseada em um forte alicerce econômico e ter força econômica de liderança mundial, força científica e tecnológica e força nacional abrangente", disse Xi.

Ela também deve se basear em uma série de elementos financeiros essenciais, ou seja, "uma moeda forte, um banco central forte, instituições financeiras fortes, um centro financeiro internacional forte, supervisão financeira forte e uma equipe forte de talentos financeiros", disse Xi.

O Partido Comunista da China reforçou a supervisão sobre o setor financeiro de 63 trilhões de dólares do país por meio de uma ampla reestruturação das entidades estatais e do partido no ano passado. A China está tentando restaurar a confiança em seu sistema financeiro, que está atolado em dívidas crescentes de governos locais e em uma crise imobiliária em meio a uma economia fraca.

Além disso, a China aumentará a transparência, a estabilidade e a previsibilidade da política de abertura do país, disse Xi.

(Reportagem de Ziyi Tang, Ryan Woo e redação Pequim)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes