ONS projeta chuvas acima da média em hidrelétricas do Norte em fevereiro

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que as chuvas que chegam às usinas hidrelétricas do Norte deverão ficar acima da média histórica em fevereiro, mês importante para a geração dessas usinas na região.

Segundo boletim publicado nesta sexta-feira, a estimativa é de que as chuvas deverão ser equivalentes a 102% da média no Norte em fevereiro, quando usinas como Belo Monte e Jirau estão no melhor momento para produzir energia. Como foram construídos sem reservatórios de armazenamento de água, esses empreendimentos geram conforme a vazão dos rios, que cai drasticamente a partir do segundo semestre.

A previsão também aponta uma melhora do cenário, já que, nos últimos meses, o fenômeno El Niño reduziu o volume de chuvas no Norte e elevou as precipitações no Sul.

Já para as demais regiões, o ONS estimou para fevereiro chuvas equivalentes a 71% da média no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 77% no Sul e 61% no Nordeste.

O órgão também estimou que o nível de reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste deverá chegar a 68,2% ao final de fevereiro, ante 60,9% registrados atualmente.

Para a carga de energia elétrica, a previsão do ONS é de crescimento de 5,5% em relação a fevereiro de 2023, para 82.607 megawatts-médios (MWm) no mês.

(Por Letícia Fucuchima)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes