Nasdaq cai por decepção com projeções da Alphabet e decisão do Fed em foco

Por Ankika Biswas e Johann M Cherian

(Reuters) - O Nasdaq, índice com alta concentração de ações de tecnologia, caiu para o menor patamar em mais de uma semana nesta quarta-feira, conforme projeções da Alphabet para o aumento de custos de IA afetaram a maioria das ações de megacapitalização e de chips antes da decisão de política monetária do banco central dos EUA esperada para o final do dia.

A Alphabet caiu 6,9%, empurrando o setor de serviços de comunicação do S&P 500 para uma queda de 3,5%, depois que a empresa informou que as vendas de publicidade na temporada de férias ficaram abaixo das expectativas e projetou gastos mais altos este ano em itens como servidores para alimentar a inteligência artificial.

A Microsoft também previu custos mais altos para desenvolver novos recursos de inteligência artificial, mas apresentou resultados trimestrais otimistas. As ações caíram 0,5% em negociações instáveis.

Embora os pioneiros da tecnologia tenham falado sobre como os clientes estão absorvendo seus produtos geradores de inteligência artificial, os custos crescentes de desenvolvimento dos recursos de ponta irritaram os investidores que esperavam um grande aumento nas vendas com a nova tecnologia.]

"Definitivamente, os custos estão sendo levados em consideração, mas também muito disso é: a IA realmente se traduzirá em lucros e justificará as avaliações que essas ações tiveram ou a IA se tornará um modismo", disse Adam Sarhan, executivo-chefe da 50 Park Investments.

Os resultados e as previsões tecnológicas, juntamente com a advertência de crescimento da Tesla na semana passada,, provocaram um foco renovado sobre os riscos do peso desproporcional dos nomes das megacaps no S&P 500 que, coletivamente, levaram o índice de referência a recordes de alta nas últimas semanas.

A Apple, a Meta Platforms e a Amazon.com, que devem apresentar seus lucros na quinta-feira, caíam entre 1,6% e 2,3%.

A Advanced Micro Devices caía 2,7%, uma vez que a previsão de receita da fabricante de chips para o primeiro trimestre e uma projeção impulsionada para processadores de IA não atenderam às expectativas.

Continua após a publicidade

Outras ações de chips, Nvidia, Intel, Broadcom e Marvell Technology caíam entre 0,2% e 1,8%.

O foco agora está na primeira decisão de política monetária do Federal Reserve deste ano, às 16h (horário de Brasília). A expectativa geral é de que o Fed mantenha as taxas estáveis.

Quaisquer dicas sobre quando o primeiro corte nas taxas poderá ocorrer também poderão ajudar a determinar o destino das ações de tecnologia e afins.

Às 12:51 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,88%, a 4.881,58 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,06%, a 38.491,98 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,57%, a 15.265,67 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes