Volkswagen vai investir R$9 bi no Brasil entre 2026 e 2028; Lula comemora

(Reuters) -Em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu berço político, o ABC Paulista, a Volkswagen anunciou nesta sexta-feira um investimento de 9 bilhões de reais no Brasil entre 2026 e 2028, que se somará a aportes de 7 bilhões de reais já previstos para entre 2022 e 2026 no país.

O evento ocorreu na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), e marcou o anúncio pela empresa de que irá reforçar o plano de lançamentos de produtos e desenvolvimento de novos veículos no Brasil, incluindo híbridos e elétricos.

Além de Lula, também participaram ministros, dirigentes da montadora e sindicalistas.

"Eu quero que as indústrias invistam. Porque as indústrias investindo, vai ter emprego. O emprego tem um salário, o salário faz um consumidor. Um consumidor faz o cara comprar na loja, a loja vai contratar mais alguém e vai ter que comprar da indústria. A indústria vai produzir mais, o comércio vai vender mais, e todo mundo vai ganhar mais. E esse país vai virar um país de respeito, decente e digno para o nosso povo viver bem", disse Lula em discurso.

"O último ato que fiz numa porta de fábrica eu disse algumas coisas. Eu disse que as pessoas iam voltar a comer carne. Que o Brasil ia voltar a gerar empregos e que o Brasil voltaria a ser respeitado no mundo. E, em apenas um ano, estamos conseguindo isso", acrescentou.

O presidente não deixou de citar, mais de uma vez, suas raízes políticas no ABC Paulista, de onde emergiu politicamente ao atuar como dirigente sindical nas grandes greves no fim da década de 1970 e início de 1980. Lula lembrou ainda de sua atuação como metalúrgico, ofício que o envolveu em acidente que resultou na perda do dedo mínimo da mão.

Mais cedo, a Volkswagen já havia anunciado os números do investimento em comunicado. Segundo comunicado à imprensa, a montadora "lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e flex".

O novo investimento envolve desenvolvimento e produção de "projetos inovadores e com foco em descarbonização" para as quatro fábricas da Volkswagen no Brasil, disse a empresa.

"São 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor... para veículos híbridos e 1 nova plataforma", disse a companhia.

Continua após a publicidade

(Por Alberto Alerigi Jr., em São Paulo, e Maria Carolina Marcello, em Brasília Edição de Pedro Fonseca)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes