Telenor inaugura estação de telefonia móvel mais austral do mundo na Antártida

OSLO (Reuters) - A norueguesa Telenor informou nesta segunda-feira que inaugurou a estação base de telefonia móvel mais austral do mundo na Antártida, levando pela primeira vez serviços regulares de telefonia a um canto do continente gelado.

O novo serviço 4G que cobre a remota estação de pesquisa Troll e seus arredores aumentará a segurança dos cientistas e da equipe e permitirá o uso de dispositivos que coletam e carregam informações em tempo real, informou o grupo.

A estação Troll, parte do Instituto Polar Norueguês, conta com uma equipe durante todo o ano, realizando pesquisas e coletando dados que vão desde o estudo das geleiras e da geologia até o tempo, o clima e a radiação.

O novo serviço complementa o recente estabelecimento pela Telenor das torres de telefonia móvel mais setentrionais do planeta no assentamento Ny-Aalesund, no arquipélago ártico de Svalbard, disse o executivo da Telenorn Christian Skottun cuja unidade construiu ambas as instalações.

"Isso abre novas possibilidades para a coleta de dados de sensores em um ambiente de clima severo", disse Skottun à Reuters.

Embora a tecnologia de telefonia móvel utilizada seja a mesma de outros locais, foram tomadas medidas especiais para proteger o equipamento de ventos de alta velocidade e baixas temperaturas, acrescentou.

(Por Terje Solsvik)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes