Eletrobras inicia neste mês testes em usina eólica no Rio Grande do Sul

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Eletrobras planeja iniciar a operação em teste de unidades geradoras da Usina Eólica Coxilha Negra 2, no município de Sant’Ana do Livramento (RS), ainda na primeira metade deste mês, informou a companhia em comunicado nesta terça-feira.

A operação será possível após a companhia receber autorizações para testes em sete aerogeradores pela reguladora Aneel e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com investimento superior a 2 bilhões de reais, a usina é o maior empreendimento de geração eólica da companhia atualmente em execução. Cada aerogerador dos sete que serão testados tem capacidade instalada de 4,2 MW, totalizando 29,4 MW.

O Parque Eólico Coxilha Negra, em implementação pela subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, tem capacidade instalada total de 302,4 MW, integrando três conjuntos de usinas que totalizarão 72 aerogeradores: Coxilha Negra 2, Coxilha Negra 3 e Coxilha Negra 4.

Coxilha Negra 2 terá ao todo 24 unidades geradoras.

A Eletrobras destacou ainda que a implantação do sistema de transmissão do empreendimento "também está em estágio avançado".

Em 28 de janeiro, após liberação do ONS, ocorreu a energização do primeiro transformador da Subestação Coxilha Negra 2 e da ampliação na Subestação Livramento 3, interligadas por 31 km de linha de transmissão de 230 kV da Eletrobras CGT Eletrosul, Livramento 3 – Coxilha Negra 02.

(Por Marta Nogueira)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes